Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gentesdoarcodebasto

Blog de Genealogia

Gentesdoarcodebasto

Blog de Genealogia

LOUSADAS E MACEDOS

LOUSADAS E MACEDOS

 

 António Macedo - casado com Maria Ferreira (Lugar Roçada).

 

1.1. Baltazar – Batizado a 28 / 05 / 1648 em Vila Nune.

1.2. Francisco - Batizado a 29 / 08 / 1655 em Vila Nune.

1.3. Senhorinha - Batizada a 07 / 04 / 1658 em Vila Nune.

1.4. Ana Macedo de Andrade, que segue.

 

II  Ana Macedo de Andrade – é filha de António Macedo e de Maria Ferreira

Casou com António Lousada a 21 / 10 / 1674 em Vila Nune.

António Lousada, também, esteve casado (1º casamento) com Isabel Ribeira.

António Lousada e Ana Macedo tiveram, pelo menos, 4 filhos:

2.1. Mariana Teixeira Macedo - Batizada a 10 / 12 / 1695 em Vila Nune. Casou com Luís Ribeiro. (Vid. Ribeiros de Carvalho, III).

2.2. Luísa Macedo Teixeira - Batizada a 25 / 08 / 1675 em Vila Nune. Casou a 12-05-1704  em Vila Nune com Manuel Alvares Machado de Magalhães[1] . Tiveram 3 filhos:

2.2.1. José Machado de Magalhães (natural Vila Nune - Ver Inquirição de Genere) que casou a 3 / 10 / 1728, em Molares, com Teodósia Teixeira de Carvalho (natural da Freguesia de Molares e pertence à Casa da Granja - Ver assento de casamento de seu neto Manuel José Machado  Teixeira Leite).

Teodósia Teixeira de Carvalho é filha Gaspar Carvalho e Maria Teixeira (natural da Freguesia São Bartolomeu do Rego - pertence à Casa da Regadela, este facto vem documentado na Inquirição de Genere do seu neto Manuel António Machado Magalhães - Fonte: imagem record-image_3QS7-996B-W3RX).  Gaspar Carvalho e Maria Teixeira tiveram mais uma filha de nome Teresa Teixeira de Carvalho que casou com José de Andrade Falcão.

José Machado de Magalhães e Teodósia Teixeira de Carvalho tiveram um filho de nome Manuel António Machado Magalhães, natural de Vila Nune, que fez Inquirição de Genere.

Manuel António Machado Magalhães (baptizado a 28/11/1730 em Vila Nune) casou com Josefa Leite de Meireles (Vid. Guerras, I, 1.1.1.4.1.) teve, pelo menos, dois filhos de nomes:

  • José Machado de Meireles (pertence à Casa da Granja), que fez Inquirição de Genere, em Vila Nune.
  • Dona Francisca Benedita que casou com Manuel António Meireles (da Casa da Ramada).

José de Andrade Falcão (acima) é filho de José de Andrade Falcão (Arvores de Costados das familias nobres dos reinos de Portugal ..., Volume 2 - Senhor da Casa da Abelheira em Canedo - pág. 206) e de Senhorinha Alvares Teixeira. Este casal teve, ainda, mais um filho de nome Manuel Andrade Falcão (Arvores de Costados das famílias nobres dos reinos de Portugal ..., Volume 2 pág. 206 - Sucessor de seu pai. Pelo seu casamento é Senhor das Casas do Telhado e Portela) que casou com D.ª Maria Teresa Teixeira da Cunha (Gaio, Silvas, §79, n. 8 - VER comentários). D.ª Maria Teresa Teixeira da Cunha é parente de seu marido (Manuel de Andrade Falcão Sr. da quinta da Portela em Canedo) filho de José de Andrade Falcão (e neto de João Falcão da Cunha da Covilhã) e sua m.er Senhorinha Álvares Pereira, Srª. da quinta do Avilheira. Este ramo liga-se a outras casas senhoriais: Casa do Prado, em Paços, Celorico de Basto; Casa do Fundovila, em Ourilhe; Casa do Fundovila de Vides, em Cabeceiras de Basto; Casa do Telhado, em Caçarilhe de Basto¸ Casa da Abelheira em Canedo; Casa da Portela; e Casa de Olela -  (Apendice V).

 

Manuel Alvares Machado de Magalhães é filho de Gregório Machado e de Isabel Alvares.

Gregório Machado Isabel Alvares tiveram, pelo menos, mais uma filha de nome Luísa Andrade[2] (natural de Vila Nune). Luísa Andrade casa, a 11 / 05 / 1704 em Vila Nune, com Manuel Lousada (natural de Vila Nune) que é irmão da mulher de seu irmão Manuel Alvares Machado de Magalhães.

2.2.2. Maria de Andrade de Macedo – Casou com Simão Ribeiro Teixeira a 25 / 08 /1738 em Vila Nune. Simão Ribeiro Teixeira é filho de Pedro Ribeiro e de Catarina Teixeira (natural de Vila Nune).

2.2.3. Mariana Machada Andrade – Casou com José Pereira da Costa a 10/12/1739 em Vila Nune.

 

 

António Lousada, como atrás referido, teve um 1º casamento com Isabel Ribeira. Desse casamento nasceram 2 filhos:


  • Simão Lousada
     (natural de Vila Nune) – casou com Isabel Teixeira que é filha de António Francisco e de Ana Teixeira (ambos naturais de Vila Nune e Senhores que foram da Quinta do Vale da Freguesia de Vila Nune, conforme consta na Justificação de Nobreza de seu neto Manuel José Machado Teixeira Leite  (Pereira de Sousa Lobo _ Torre do Tombo - M 83 - n.º 27, n.º5). Tiveram os seguintes filhos:
    • Luís Teixeira Lousada que casou a 18 / 07 / 1742 em Vila Nune com Maria Leite Cunha (Da Casa da Granja - ver assento de casamento de seu filho Manuel José Machado Teixeira Leite).

Maria Leite da Cunha é filha de Manuel Leite Pereira Machado e de Mónica Ferreira Teixeira (natural do Arco de Baúlhe, moradora na Freguesia de Vila Nune, e Senhores da Quinta da Granja e de Mourouças da Freguesia de Vila Nune – ver Justificação de nobreza de Manuel José Machado Teixeira Leite Pereira Sousa Lobo _ Torre do Tombo - M 83 - n.º 27, n.º5. Tiveram os seguintes filhos:

  • Maria José – baptizada a 09/04/1743
  • Manuel José Machado Teixeira Leite  (Pereira de Sousa Lobo), fez Justificação de Nobreza em 1791  (Torre do Tombo - M 83 - n.º 27, n.º5 ). Casa a 20 / 9 / 1795 em Vila Nune com Maria de Jesus Meireles de MagalhãesMaria de Jesus Meireles de Magalhães é filha de Manuel António Machado e Magalhães e de Josefa de Meireles Leite (da outra casa da Granja) e é neta paterna de José Machado de Magalhães e de Teodósia Teixeira (da Freguesia de Molares) e materna de Agostinho Meireles e Maria Teresa da Guerra (Vid. Guerras).
  • Josefa Leite Teixeira (baptizada em Vila Nune).

Casou com José Carvalho a 21 / 08 / 1742 em Vila Nune. Tiveram uma filha de nome Teresa Leite, que casou Manuel António Leite (natural de Vila Nune).Manuel António Leite é filho de Manuel Teixeira e de Teresa Rebelo e neto paterno de Jacinto Rebelo e de Maria Teixeira e materno João Rebelo Leite e de Margarida Mesquita (todos naturais de Vila Nune, excepto Jacinto Rebelo e Margarida Mesquita que são  da freguesias de Canedo.

Teresa Leite e Manuel António Leite (atrás) tiveram uma filha de nome Maria Teresa Leite (natural de Vila Nune). Esta última casou com Manuel Antunes Leite (natural de Cabeceiras de Basto) a 28-07-1800 em Cabeceiras de Basto.

Manuel Antunes Leite é filho de João Carvalho Leite e de Maria Joana e neto paterno de Domingos Carvalho e de Antónia Leite e materno de Manuel António e de Serafina Joana (todos de São Nicolau – Cabeceiras de Basto)

  • Senhorinha Leite – Casou com Manuel de Oliveira Carvalho a 30 / 05 / 1733 em Vila Nune. Manuel de Oliveira Carvalho é filho de João de Oliveira e de Domingas Carvalha (ambos naturais de Canedo).

Manuel de Oliveira Carvalho e Senhorinha Leite tiveram uma filha de Senhorinha Leite de Oliveira.

 

  • Senhorinha Magalhães – casou com Pedro Machado de Carvalho a 6 / 7 / 1740 em Vila Nune. Pedro Machado de Carvalho é filho de Manuel Machado de Carvalho e de Senhorinha Magalhães.
  • Maria Teixeira – casa com Manuel Leite Machado (pai da mulher de seu irmão Luís Teixeira Lousada) a 21/9/1742 em Vila Nune (2ª cas. dele).
    • Manuel José – baptizado a 09/07/1748 em Vila Nune.
  • Maria Ribeira (natural de Vila Nune) – Casou com Jacinto Oliveira a 19 / 02 / 1700 em Vila Nune. Tiveram, pelo menos, uma filha de nome Maria de Oliveira.

Maria Oliveira casou com Vicente Teixeira da Cunha a 1 /5 / 1725 em Vila Nune. Vicente Teixeira da Cunha é filho de Francisco Teixeira e de Maria Francisca[3].

Manuel Leite Pereira Machado (casado com Mónica Ferreira Teixeira - ver 39 linhas ou 12 parágrafos acimaé filho de André Leite Pereira e de Ana Carvalha (Senhores que foram da Quinta de Mourouças da Freguesia de Vila Nune). André Leite Pereira é filho Gaspar Leite Pereira e de Paula Machado (Senhora que foi da Quinta da Mourouças, da Freguesia de Vila Nune).

Gaspar Leite Pereira é filho de João Leite Pereira e de Catarina Garcia de Campos (Senhores da Quinta de Santo António e do Couto de Abadim). João Leite Pereira é, por sua vez, filho Afonso Leite Pereira, o qual é filho de outro João Leite Pereira (fidalgo da Casa Real) e de Violante Nunes de Meireles (Senhores da Quinta de Santo António e do Couto de Abadim). Por outro lado, a mulher de Gaspar Leite Pereira, Paula Machado é filha de Pedro Machado de Sousa Brandão e de Senhorinha Pinheiro (Senhores que foram da Quinta da Granja).

Pedro Machado de Sousa Brandão é filho de Manuel Machado Brandão e de Maria Sousa Lobo (filha de João Rodes Lobo – fidalgo da Casa Real e Capitão mor). Manuel Machado Brandão é filho de outro Pedro Machado (filho de António Machado – Senhor da Quinta da Granjae de Catarina Rebelo Brandão [todos os factos deste parágrafos estão descritos na Justificação de Nobreza de Manuel José Machado Teixeira Leite Pereira Sousa Lobo _ Torre do Tombo - M 83 - n.º 27, n.º5 ].

Segundo Gaio (TT Meireles - §8 - nº 9, 10, 11 e 12), Gaspar Leite Pereira (2 parágrafos atrás) teve, outra filha chamada de Maria Leite Pereira que casou com Miguel Rebelo Andrade que ficou Senhor da Quinta de Santo Antoninho, por morte de Maria Leite Pereira. Miguel Rebelo Andrade casa uma segunda vez com Senhorinha Moutinho Guedes. Senhorinha Moutinho Guedes é filha de Gaspar Moutinho de Carvalho (Senhor da Quinta do Outeiro, em Cabeceiras de Basto) e de Joana Leite Pereira. Miguel Rebelo Andrade é filho de António Rebelo Meireles (filho de António Luís Gonçalves e de Camila Leite) e de Senhorinha João, todos casaram no Arco de Baúlhe.

 

2.2.4. Manuel Lousada (Ver nota de rodapé n. 50) - Batizado a 25/03/1677 em Vila Nune.

Casou com Luísa Andrade a 11 / 05 / 1704 em Vila Nune.

 

 

[1] Na inquirição vem descrito que a sua avó materna, Maria Teixeira, tem um irmão de nome António Teixeira.

António Teixeira casou na Freguesia São Bartolomeu do Rego com Margarida Gonçalves (fonte: familysearch _ imagem record-image_3QS7-996B-W3BD)

 

 

[2] Manuel Lousada e Luísa Andrade tiveram os seguintes filhos:

  • Manuel Lousada – baptizado a 06/10/1708 em Vila Nune. Casou com Ana da Cunha de Carvalho (natural de Sta. Maria de Canedo e baptizada a 03/05/1727).

Ana da Cunha de Carvalho é filha de Miguel da Cunha de e de Serafina Mesquita (natural do lugar de Vilarinhos da Freguesia de Sta. Maria de Canedo). Este casal casa a 8/7/1718 em Sta. Maria de Canedo – conforme consta na Inquirição de Genere de José Manuel da Cunha Lousada. Ana da Cunha de Carvalho é neta paterna João Carvalho e de Margarida Fernandes e materna de Miguel Sobrinho e de Serafina Sobrinha (ambos naturais. de Sta. Maria de Canedo).

Manuel Lousada Ana da Cunha de Carvalho tiveram os seguintes filhos:

  • Maria Teresa da Cunha Lousada – casa com José Teixeira Carvalho a 2 / 3 / 1783 em Vila Nune e tiveram, pelo menos um filho de nome António Teixeira, que é natural de Vila Nune e fez Inquirição de Genere em Veade em 1808.

José Teixeira Carvalho é filho de Domingos Carvalho e de Maria Teixeira (ambos naturais de Veade – Ver anexo I) e é neto paterno de Baltazar Carvalho e de Maria Machada (natural de São Salvador de Ribas) e materno de Domingos João e de Alexandra Teixeira (natural de São Tiago de Ourilhe).

Domingos Carvalho e Maria Teixeira (acima) tem mais um filho de nome Francisco (baptizado a 27/01/1740).

  • Custódio Manuel da Cunha Lousada – Casou duas vezes. A primeira com Antónia Maria Meireles e a segunda com Clara Joaquina da Costa a 12 / 10 / 1807 em Vila Nune. Custódio e Clara têm, pelo menos um filho de nome António (baptizado a 28 / 11 / 1819 em Vila Nune).

Clara Joaquina da Costa é filha de Francisco Xavier e de Maria Rodrigues (Costa) (natural de Atei ???) e é neta paterna de Manuel da Costa e de Senhorinha da Silva  e materna de Bartolo Borges e de Luísa Rodrigues (todos da Freguesia de Atei).

  • José Manuel da Cunha Lousada (Tem inquirição de Genere em Vila Nune)

 

  • Senhorinha Alvares Andrade – Casou com João Pereira Carvalho a 21 / 12 / 1757 em Vila Nune.

João Pereira Carvalho é filho de Manuel Dias e de Mónica Carvalha (ambos naturais de Canedo) e é neto paterno de João/Pedro Lourenço e de Maria Dias (ambos naturais de São Martinho Moreira Rei ??) e materno de Paulo Pereira e de Ana Carvalha (ambos naturais de Canedo).

  • Joana Clara Lousada – Natural de Vila Nune.

Joana Clara da Cunha (da Casa D' Além, Oleiros, Vila Nune) casou com João Leite de Moura Barros a 28/11/1795 em Vila Nune. João Leite de Moura Barros tem um irmão de nome Francisco Xavier Leite que casou com Maria de Oliveira em 22/07/1782 (filha de Antonio de Oliveira e de Maria de Oliveira e neta paterna de Francisco Marques e de Senhorinha Ferreira – naturais de Atei- e materno de João Tomás e de Luzia Rebelo, ambos naturais de Vila Nune). 

Os dois irmãos são filhos de José Leite da Cunha e de Maria Joana da Cunha e netos paternos de Dionísio Borges e de Maria da Cunha (natural do Arco de Baúlhe) e maternos de João Ribeiro e de Damiana Borges (do lugar do Bairro – Canedo).

Francisco Xavier Leite e Maria de Oliveira (um parágrafo atrás) tiveram um filho de nome João Leite Pinto que casou com Maria Matilde Borges da Cunha e Sousa a 25/07/1812 em Vila Nune. Maria Matilde Borges da Cunha e Sousa é filha de Manuel Baltazar Borges da Cunha (Capitão-mor em Mondim) e de Ana Maria Borges da Costa.

Manuel Baltazar Borges da Cunha é filho de Manuel Borges de Azevedo (Capitão-mor em Mondim) e de Angélica Maria de Oliveira e sua mulher é filha de José Borges de Azevedo (Capitão-mor em Mondim) e de Maria Costa.

 

 

 

[3] Francisco Teixeira e de Maria Francisca tiveram uma filha (irmã de Maria Oliveira) de nome Maia TeixeiraMaria Teixeira casou Custódio Vieira, conforme vem descrito na Inquirição de Génere de seu filho Domingos Teixeira realizada em Vila Nune. Vem, também, descrito na referida inquirição que os pais de Custódio Vieira são João Vieira e Isabel Dinis (casaram 25 / 1 / 1673 em Vila Nune) e que Custódio Vieira é neto paterno de António Vieira e de Isabel Borges e materno de António Gonçalves e de Francisca Dinis.

 

 

 

Bibliografia

 

Freitas, E. E., Fernandes, M., Andrade, N. M., & Castro, F. J. (s.d.). Carvalhos de Basto.

Maia, S. R. (11 de 2016). Os Vasconcelos de Vila do Conde – Arquivo Familiar”. Obtido de

https://sigarra.up.pt/flup/pt/pub_geral.show_file?pi_gdoc_id=879417

 

Documento on-line da Camara Municipal da Póvoa de Varzim onde constam a Vida e Obras, Percurso Escolar , Carreira Profissional (nomeadamente, na Biblioteca Pública do Porto e no  Museu Municipal do Porto), obra literária e científica).

Link: http://ww.cm-pvarzim.pt/biblioteca/site_rocha_peixoto/biografia.html

 

Etombo. Registos paroquiais portugueses para genealogia.

Acedido a 28/07/2015 em

http://tombo.pt/

 

Soveral, M. A. (s.d.). "Meirelles Barreto de Moraes das Casas do Pinheiro de Cête, Sermanha de Sedielos e Outeiro de Mouriz".

Acedido a 28/07/2017 em

http://www.soveral.info/mas/MeirelesBarreto.htm

 

Tavares, P. V. (s.d.). Actas do Congresso - Volume 7 - História Local II. População e Sociedade. Evolução de Comportamntos (Sec VVI a XX). 2ª Congresso Histórico de Guimarães.

 

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens

Delfino Luís de Carvalho

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D