Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gentesdoarcodebasto

Blog de Genealogia

Gentesdoarcodebasto

Blog de Genealogia

FAMÍLIAS DA FREGUESIA DA FAIA III – CASAMENTOS DE 1645 A 1874

FAMÍLIA 33

  • - Gaspar de Oliveira e de Dona Maria Fernandes Rebelo

33.1 – Félix de Oliveira Rebelo (filho de Gaspar de Oliveira e de Dona Maria Fernandes Rebelo, filha de Matias Álvares e Dona Inês Rebelo e neta Paterna de Dona Catarina de Vaz Campos ???  e de Vicente Martins Vieira, Escudeiro de António Pereira Marrameque, senhor da Casa da Taipa em Cabeceiras de Basto  moradores na freguesia do Arco de Baúlhe) – casou, a 13-03-1679, com Dona Helena de Almeida Lobo (ver pontos 5.1.7.1, 5.1.7.1.7. e   5.1.7.1.9 do documento de web site -  Pinto, Moura Coutinho e Carvalho de Santa Marinha de Zêzere (Baião). Subsídios para a sua Genealogia de Manuel Abrantes Soveral no seguinte endereço: http://www.soveral.info/mas/Pinto%20e%20Moura%20Coutinho.htm    e  Passos, E. Â. (2014). Os Leites de Barros e a casa da Breia, Genealogias).

33.1.1 – João Rodes Lobo (filho de Félix de Oliveira Rebelo e de Dona Helena Almeida Lobo) – realizou inquirição de genere em 1707, na freguesia da Faia. É neto pela parte paterna de Gaspar de Oliveira e de Maria Rebelo e materna do Capitão Manuel Almeida. Godinho e de Dona Serafina de Almeida, desta freguesia (Ver Post Família do Arco de Baúlhe IX no ponto 203, Família 203).

Manuel Almeida Godinho é filho de Manuel de Almeida Barbosa, capitão de infantaria, e de Ângela Godinho Madureira, naturais da cidade do Porto).

 

33.1.2 – Torcato Almeida Lobo Rebelo (filho de Félix de Oliveira Rebelo e de Dona Helena Almeida Lobo) é Capitão de Infantaria e nasceu a 26-05-1680 ??? e casou com Dona Benta do Rego. Dona Benta do Rego pertence à quinta de Barbeito, na freguesia de São Miguel de Refojos. Dona Benta do Rego é filha de Bento de Araújo de Oliveira e de Dona Domingas do Rego.

33.1.2.1– Teresa de Almeida Lobo (filha de Torcato Almeida Lobo Rebelo e de Dona Benta do Rego) – casou com Lourenço de Moura Leite (filho herdeiro). Lourenço de Moura Leite, é filho de Alexandre Moura Ferraz e de Dona Luísa Machado. Alexandre e Dona Luísa viveram na sua Quinta do Pinheiro e foi por seu casamento Senhor do Morgado do Lago, em Braga. (Gaio, TT Ribeiros, §10 -Morgado do Lago em Braga e Quinta do Pinheiro em Refojos, N& e N7)

 

  • Dona Teodósia de Almeida (natural da freguesia de Painzela e filha de Félix de Oliveira Rebelo e de Dona Helena Almeida Lobo) casou com Fernando da Maya, da Quinta da Fonte, freguesia da Faia (ver ponto 62 do Post Famílias da freguesia da Faia IV).

Fernando da Maya é filho de Manuel de Moura Coutinho, da Quinta da Fonte – freguesia da Faia –  Fernão da Maia é filho de Manuel de Moura Coutinho, natural da freguesia de São Gonçalo de Amarante e morador na Quinta da Fonte, Concelho de Cabeceiras de Basto, e de Isabel da Maia, natural da freguesia de Santa Eulália, Concelho de Fafe (IANTT, Habilitações da Ordem de Cristo, Letra B, Maço 4, N.º 2).

33.1.3.1 – Capitão Bento José de Almeida Lobo, morador na Cidade de Luanda, Reino de Angola – têm Diligência de Habilitação para Ordem de Cristo.

33.1.4– Amador Ferreira Lobo (filha de Félix de Oliveira Rebelo e de Dona Helena Almeida Lobo)

33.1.5 – João (batizado a 15-05-1694 - filho de Félix de Oliveira Rebelo e de Dona Helena Almeida Lobo).

33.2 – João Rebelo de Oliveira (filho de Gaspar de Oliveira e de Dona Maria Fernandes Rebelo) – casado com Dona Isabel Álvares (Fonte: Passos, E. Â. (2014). Os Leites de Barros e a casa da Breia, Genealogias, Tabela XIII – A.

 

FAMÍLIA 34

34 – Capitão José Caetano Martins[1] (filho de Francisco Martins e de Dona Senhorinha de Andrade, natural da freguesia da Cerva, Vila Real, e neto paterno de Alexandre Martins e de Isabel Alves) - casou, a 9-02-1773, com Ana Joaquina Rosa de Macedo. Ana Joaquina Rosa de Macedo é filha do Alferes Leandro Machado de Macedo e de Dona Luísa Maria da Silva (casou, a 18-05-1744 e são senhores da Casa da Ribeira, da freguesia da Faia).

Alferes Leandro Machado de Macedo[2] é filho de Francisco Ribeiro de Andrade e de Teodósia de Andrade e neto paterno de António Pires e de Maria Francisco, naturais da freguesia do Arco de Baúlhe.

Dona Luísa Maria da Silva é filha de João Carneiro Silva e de Senhorinha Ferreira (naturais da freguesia de Pedraça e aí casados a 4-08-1710) e neta paterna de António Pires e de Maria Francisco, naturais da freguesia do Arco de Baúlhe, e materna de Brás Ferreira e de Maria Barroso, naturais da freguesia de Pedraça.

34.1 – António Bento Machado (natural da freguesia de Vila Pouca de Aguiar e é filho de José Caetano Martins e de Ana Joaquina Rosa de Macedo) casado com Ana Rita, natural do Lugar da Ribeira da freguesia da Faia. Ana Rita é filha de António Pereira Henriques Coelho e de Dona Teresa, natural da freguesia de Refojos.

34.1.1 – Leonardo António Machado Pereira (filho de António Bento Machado e de Ana Rita) - casou, a 18-08-1870, com Dona Quitéria. Dona Quitéria é filha de Claudina Rosa natural da freguesia de Refojos.

 

FAMÍLIA 35

35 – Bento da Maia Machado casado, a 2-02-1655, com Serafina Andrade da Grã.

Bento da Maia Machado é filho de Matias de Freitas e de Maria Machado de Coimbra e neto paterna de Matias Seixas e de Maria Machado de Coimbra. Maria Machado de Coimbra é filha de Gervásio de Magalhães (Gaio, TT Magalhães, §104 e §105, N5).

Serafina Andrade da Grã é filha  de Francisco de Faria de Macedo  e de  Catarina Grã (Gaio, TT Magalhães,  §118, N5) e neta paterna  de Licenciado Francisco de Faria de Magalhães  e de Ana de Andrade, Senhores da Quinta da Fonte  e casados em Cabeceiras de Basto ( TT macedos §15, Nos 14 e 15).

Licenciado Francisco de Faria de Magalhães é filho de Pedro de Magalhães e de Margarida Faria e neto materno de Simão de Macedo. Simão de Macedo é filho de Gaspar de Macedo, senhor da Quinta da Aveleira da freguesia de São Clemente de Basto (Gaio, TT Macedos, §9, n13, §15, N 14 e 15).

 

FAMÍLIA 36

36 – Manuel José Barbosa casado com Maria Rosa Gomes, natural da freguesia de São Jorge, Felgueiras.

36.1 – Maria Teresa (filha de Manuel José Barbosa casado com Maria Rosa Gomes) – casou, a 15-01-1787, com João Manuel. João Manuel é filho de Gonçalo Carvalho e de Ana Maria da Cunha, naturais da freguesia de Canedo (ver ponto 27.3.2.1 do Post Famílias da freguesia da Faia II).

36.2 – João Barbosa (filho de Manuel José Barbosa casado com Maria Rosa Gomes) – casou, a 9-08-1868, com Ana Teixeira. Ana Teixeira é filha de Francisco Bento, natural da freguesia de Ribas, e de Inácia Teixeira, natural da freguesia de Vila Nune.

36.3 – Partomila Joana (filha de Manuel José Barbosa casado com Maria Rosa Gomes) – casou, a 15-08-1789, com João Machado. João Machado é filho de Ana Maria, mulher solteira e natural da freguesia de Arco de Baúlhe.

36.4 – Rosa Maria (filha de Manuel José Barbosa casado com Maria Rosa Gomes) – casou, a 4-02-1787, com Paulo José Gonçalves. Paulo José Gonçalves é filho de Domingos João e de Sebastiana Teixeira, naturais da freguesia de Santa Senhorinha.

Domingos João e Sebastiana Teixeira (pais de Paulo José Gonçalves) tiveram outro filho chamado Bernardo Teixeira. Bernardo Teixeira casou, a 28-12-1776, com Maria Teresa Álvares. Maria Teresa Álvares é filha natural de Salvador Álvares, natural da freguesia de Atei, e de Luísa, mulher solteira

 

FAMÍLIA 37

37 – Manuel Leite (filho de Cristóvão Gomes e de Isabel de Magalhães, ambos naturais da freguesia de Santa Senhorinha) – casou, a 5-09-1740, com Dona Luísa de Sousa (ambos naturais da freguesia da Faia). Dona Luísa Leite é filha de João Rodas Lobo e de Dona Feliciana Leite (ambos naturais da freguesia da Faia e aí casados a 30-08-1700) e neta paterna de Manuel Pinto e de Dona Serafina Sousa Lobo (moradores na sua Quinta da Faia, freguesia da Faia) e materna de Francisco Rebelo e de Mariana Ferreira (Ver neste Blog Família 203 do post Famílias do Arco de Baúlhe IX, deste Blog     e       o Post Famílias da freguesia da Faia I no ponto 4.3. a nota de rodapé 1)

 

FAMÍLIA 38

38 – Manuel Gonçalves casou, a 8-11-1734, com Senhorinha Magalhães.

38.1 – Teresa de Magalhães (filha de Manuel Gonçalves e de Senhorinha Magalhães) - casou, a 4-09-1780, com João Costa (filho de outro João da Costa).

38.2 – Joana de Magalhães (filha de Manuel Gonçalves e de Senhorinha Magalhães) - casou, a 28-06-1772, com Manuel Pereira. Manuel Pereira é filho de Francisco Pereira e de Josefa Teixeira, naturais da freguesia de São Clemente.

38.2.1 – Joana Ribeiro (filha de Joana de Magalhães e de Manuel Pereira) - casada com Manuel de Magalhães. Manuel de Magalhães é filho de João Luís de Magalhães e de Maria Josefa Magalhães. José de Magalhães casou, a 25-09-1780, com Dionísia Alves (filha de José Alves e de Senhorinha Gonçalves).

38.2.1.1 – Vicente Pereira (filho de Joana Ribeiro e de Manuel de Magalhães) - casou, a 28-10-1860, com Ana Dionísio. Ana Dionísio é filha de Vicente Joaquim e de Ana Joaquim (ver ponto 39.1.1.1 deste Post.

 

FAMÍLIA 39

39 – João Batista casado com Ana Maria, naturais da freguesia da Freguesia de Santa Senhorinha.

39.1 – António Batista (filho de João Batista e de Ana Maria) - casou, a 29-03-1780, com Teresa Maria. Teresa Maria é filha de João Martins e de Maria de Andrade.

39.2 – Custódia Maria (filha de João Batista e de Ana Maria) - casou, a 22-09-1785, com Domingos Joaquim. Domingos Joaquim é filho de Frutuoso Pereira e de Rosa Maria de Magalhães, assistentes na Faia e naturais de Pelimão, Alvite.

Frutuoso Pereira e de Rosa Maria de Magalhães casaram, a 3-01-1760 na freguesia de Alvite

Frutuoso Pereira é filho de Domingos Luís e de Francisca Pereira e neto paterno de João Carvalho e de Maria Luís, todos naturais da freguesia de São Clemente, e materno de João Moreira e de Isabel Pereira, moradores na freguesia de Moreira do Rei.

Rosa Maria de Magalhãesé filha de Pedro Teixeira e de Maria de Magalhães neta pela parte paterna de João Francisco da Casa da Vinha da freguesia de Alvite, e de Senhorinha Teixeira, natural de São Clemente e neta materna de António do Vale e de Senhorinha Francisca de Magalhães, da freguesia de São Clemente.

 

39.2.1 – Vicente Joaquim (filho de Custódia Maria e de Domingos Joaquim) – casado com Ana Joaquim. Ana Joaquim é filha de António da Silva e de Dionísia Maria.

39.2.1.1 – Ana Dionísio (filha de Vicente Joaquim e de Ana Joaquim) - casou, a 28-10-1860, com Vicente Pereira (ver ponto 38.2.1.1  do Post Famílias da freguesia da Faia III).

39.3 – Manuel José Batista (filho de João Batista e de Ana Maria) - casou, a 12-01-1778, com Luísa Teresa. Luísa Teresa é filha de Domingos de Andrade e de Quitéria Teresa.

Domingos de Andrade e Quitéria Teresa (pais de Luísa Teresa) tiveram outro filha de nome Maria Josefa de Andrade. Maria Josefa de Andrade, casou, a 30-08-1778, com Manuel José Mendes. Manuel José Mendes é filho de Maria Mendes, solteira e natural da freguesia de Canedo.

39.4 – Alexandre José Batista (filho João Batista e de Ana Maria) - casou, a 4-11-1789, com Senhorinha Ribeiro. Senhorinha Ribeiro é filha de João Pacheco e de Maria Ribeiro.

 

FAMÍLIA 40

40 – Bento da Costa  ??? (filho de Manuel ??? e de Teresa ???) - casou, a 23-12-1779, com xxx Lopes. xxx Lopes é filha de João Francisco e de Teresa Lopes          

    

FAMÍLIA 41

41 – Frutuoso Barbosa casado com Guiomar Moura Coutinho, natural da freguesia de São Lourenço, Guimarães.

41.1 – Dona Rosa Maria Barbosa (filha de Frutuoso Barbosa e de Guiomar Moura Coutinho) – casado com Diogo Manuel Lopes Peixoto. Diogo Manuel Lopes Peixoto é senhor da Quinta do Pinheiro em “Athaens” (Ver Costados das famílias nobres dos reinos de Portugal, Algarves e Domínios Ultramarinos, página 159).

41.1.1 – Dona Teodósia Margarida Peixoto[3] (filha de Dona Rosa Maria Barbosa e de Diogo Manuel Lopes Peixoto) casada com Francisco Vicente Machado de Andrade de Araújo Castelo Branco (Gaio, TT Ribeiros, §22, Nº7).

41.1.1.1 – Francisco Vicente Machado de Andrade de Araújo Castelo Branco, senhor da Casa do Outeiro, do Vale do Bouro (filho de Dona Teodósia Margarida Peixoto e de Francisco Vicente Machado de Andrade de Araújo Castelo Branco) – casou duas vezes.

41.1.1.1 (A) – Francisco Vicente Machado de Andrade de Araújo Castelo Branco casado com Dona Maria Magalhães Pereira, herdeira da Casa da Covilhã, Faia.

41.1.1.1 (A).1 – Francisco Machado Barros (natural do Vale do Bouro e filho de Francisco Vicente Machado de Andrade de Araújo Castelo Branco[4] e de Dona Maria Magalhães Pereira) - casou, a 11-09-1789, com Maria de Magalhães Pereira. Maria de Magalhães Pereira é filha de Bernardo José Magalhães Pereira e de Maria Cunha, prima de seu marido e proprietária da Casa da Estrada, Felgueiras.

41.1.1.1 (B) – Francisco Vicente Machado de Andrade de Araújo Castelo Branco casa, pela segunda vez, com Maria Genoveva de Sousa[5], natural da freguesia de Frades

 

FAMÍLIA 42

42 – Miguel de Magalhães casou, a 13-06-1689, com Antónia Gonçalves.

42.1 – Manuel Magalhães Teixeira (filho de Miguel de Magalhães e de Antónia Gonçalves) – casou duas vezes. A primeira vez, a 31-05-1739, com Antónia Maria Tinoco Guimarães e a segunda vez, a 31-05-1739, com Josefa Maria de Moura Ferreira. Josefa Maria de Moura Ferreira é filha de Sebastião Pereira de Moura, natural da freguesia de Refojos e aí casou, a 1-01-1713, com Brizida de Moura.

42.1.1 – Maria de Magalhães (filha de Miguel de Magalhães e de Antónia Gonçalves) – casou, ???, com ???.

42.1.1.1 – Maria de Andrade (natural da freguesia de Canedo e filha de ??? e de Maria de Magalhães) - casou, a 22-08-1757, com João Teixeira Alves (ver ponto 43.2 deste Post). João Teixeira Alves é filha de Trocato Alves e de Catarina Teixeira.

 

FAMÍLIA 43

43 – Trocato Alves (filho de Gonçalo Alves e de Maria Lourenço, naturais da freguesia de São Gens, Montelongo) – casado com Catarina Teixeira. Catarina Teixeira é filha de Gonçalo Carvalho e de Maria Macedo.

43.1 – Maria Teixeira (filha de Trocato Alves e de Catarina Teixeira) - casou, a 30-11-1744, com Francisco Costa Pacheco.

43.2 – João Teixeira Alves (filho de Trocato Alves e de Catarina Teixeira) - casou, a 22-08-1757, com Maria de Andrade (ver ponto 42.1.1.1 deste Post).

43.2 – João Alves (filho de Trocato Alves e de Catarina Teixeira) - casou, 14-05-1770, com Jerónima Maria Magalhães. Jerónima Maria Magalhães é filha de José de Magalhães e de Senhorinha Teixeira, naturais da freguesia de São Clemente.

José de Magalhães e Senhorinha Teixeira (pais de Jerónima Maria Magalhães) tiveram outra filha de nome Custódia Maria Magalhães. Custódia Maria Magalhães casou, a 25-12-1774, com Vicente de Moura. Vicente de Moura é filho de Francisco José e de Ana Moura (ver ponto 30 (B).2 deste Post).

 

FAMÍLIA 43

43 – João Ribeiro (filho de João Ribeiro Falcão[6] e de Helena Macedo, mulher solteira e natural da freguesia de São Clemente) - casou, a 30-03-1720, com Catarina Dias. Catarina Dias é filha de António Monteiro e de Maria Dias.

43.1 – Ventura Ribeiro (filho de João Ribeiro e de Catarina Dias) - casou, a 14-08-1756, com Francisca Pereira. Francisca Pereira é filha de Manuel Pereira e de Comba de Moura e neta paterna de Manuel Gonçalves e de Maria Pereira (mulher solteira) e naturais da Vila da Ponte, e materna de Simião de Moura e de Helena Pereira, natural da freguesia de Atei.

 

FAMÍLIA 44

44 – José Carvalho casado com Luísa da Silva.

44.1 – Teresa Maria Silva (filha de José Carvalho e de Luísa da Silva) - casou, a 10-01-1764, com Tadeu Ribeiro. Tadeu Ribeiro é filho de Catarina Ribeiro e neta materna de Pedro Ribeiro e de Maria Novais.

44.2 – Manuel José da Silva (filho de José Carvalho e de Luísa da Silva) - casou, a 30-08-1764, com Maria Gonçalves. Maria Gonçalves é filha de José Álvares Araújo e de Senhorinha Gonçalves (casados a 13-02-1772) e neta paterna de Domingos Álvares e de Maria Araújo, naturais da freguesia de Vila Nune, e materna de Vicente Ferreira e de Senhorinha Gonçalves.

 

FAMÍLIA 45

45 – António José de Araújo (filho de João de Araújo e de Paula da Graça neto paterno de Baltazar Araújo e de Catarina Ferreira e materno de Manuel de Almeida e de Maria xxx, natural de Guimarães) - casou, a 28-10-1754, com Dionísia Antónia Ferreira. Dionísia Antónia Ferreira é filha natural de Manuel Martins da Costa, natural de Mondim de Basto, e de Ana Maria Ferreira e neto materno de Manuel Ferreira e de Brizida de Moura, estes casados 2-12-1691.

 

FAMÍLIA 46

46 – Manuel Martins (filho de Tomé Martins) - casou, a 9-02-1665, com Margarida Francisca, filha de Margarida Martins. Margarida Martins deu por pai Gonçalo Álvares.

46.1 –  Senhorinha Ribeiro (filha de Manuel Martins e de Margarida Francisca) - casou, a 15-01-1709, com Gonçalo Gonçalves. Gonçalo Gonçalves é filho de Gonçalo Afonso e de Maria Gonçalves, naturais da freguesia de Bartolomeu do Rego.

46.2 –  Jerónima de Magalhães (filha de Manuel Martins e de Margarida Francisca) - casou, a 19-09-1716, com Gervásio de Andrade. Gervásio de Andrade é filho de João Martins e de Ana Brito.

 

FAMÍLIA 47

47 – João Francisco (filho de Domingos Gonçalves e de Senhorinha Francisco, natural da freguesia de Refojos) - casou, a 23-01-1737, com Vicência Lopes. Vicência Lopes é filha de João Gonçalves e de Ana Lopes, naturais da freguesia do Arco de Baúlhe.    

47.1 – Maria Joana Pereira (filha de Domingos Gonçalves e de Vicência Lopes) - casou, a 25-03-1768, com Manuel Gonçalves Fernandes. Manuel Gonçalves Fernandes é filho de José Fernandes e de Ana João, naturais da freguesia de Pedraça, e neto paterno de António Fernandes e  de Maria Gomes, naturais da freguesia de Pedraça e materno de Manuel Gonçalves Torres e de Ana João, naturais da freguesia de Pedraça.

47.2 – Senhorinha Lopes (filha de Domingos Gonçalves e de Vicência Lopes) - casou, a 14-10-1782, com António José Pacheco. António José Pacheco é filho de Manuel Pacheco e de Mariana Gonçalves.

Manuel Pacheco e de Mariana Gonçalves (pais de António José Pacheco) tiveram outro filho chamada Senhorinha Joana. Senhorinha Joana casou, a 3-03-1782, com Francisco José Pereira. Francisco José Pereira é filho de António Pereira e de Maria Francisco, todos naturais da freguesia de Refojos.

47.2.1 – Custódio José Pacheco (filho de Senhorinha Lopes e de António José Pacheco) – casado com Maria Josefa. Maria Josefa é filha de Bento Brás e de Senhorinha.      

47.2.1.1 – Custódia de Jesus (filha de Custódio José Pacheco e de Maria Josefa) – casou, 13-10-1681, com Joaquim Moreira (batizado em Atei). Joaquim Moreira é filho de João Moreira e de Maria Magalhães e neto paterno de Domingos Moreira e de Maria José e materno de Manuel Andrade e de Maria de Magalhães.

 

FAMÍLIA 48

48 – Domingos Pacheco casado com Senhorinha Francisco.

48.1 – Josefa Ribeiro (filha de Domingos Pacheco casado com Senhorinha Francisco) -  casou, a, 4-12-1743, com Cosme Ferreira. Cosme Ferreira é filho natural de João Gonçalves e de Isabel Ferreira.

48.2 – Teresa Machado (filha de Domingos Pacheco casado com Senhorinha Francisco) -  casou, a 19-10-1733, com João Ribeiro, natural da freguesia do Vale do Bouro. João Ribeiro é filho de Domingos Ribeiro e de  Francisca Álvares, naturais da freguesia do Vale do Bouro.

48.2.1 – António Machado (filho de Teresa Machado e de João Ribeiro) - casou, a 13-10-1764, com Senhorinha Machado. Senhorinha Machado é filha de João Domingues e de Maria Machado, naturais da freguesia do Arco de Baúlhe, e neto materno de Domingos Machado e de Catarina Leite, naturais da freguesia do Arco de Baúlhe (ver ponto 15.5.2.2.6 e nota de rodapé 13  do Post famílias do Arco de Baúlhe III deste blog).

48.2 – João Pacheco de Andrade (filho de Domingos Pacheco casado com Senhorinha Francisco) casado com Maria Ribeiro.

48.2.1 – António Ribeiro e Pacheco (filho de João Pacheco de Andrade e de Maria Ribeiro) - casou, a 8-09-1765, com Catarina Gonçalves. Catarina Gonçalves é filha de Leandro Gonçalves e de Senhorinha Gonçalves (casados, a 14-07-1711, na freguesia de Basto) e neto paterno de Amaro Gonçalves e de Paula Gonçalves e materno de Antónia Gonçalves e de Maria Gonçalves, todos naturais da freguesia de Basto.

48.2.2 – João Pacheco de Andrade (filho de João Pacheco de Andrade e de Maria Ribeiro) - casou, a 9-08-175, com Maria Ribeiro. Maria Ribeiro é filha de Caetano Alves e de Maria Ribeiro e neta paterna de Pedro Gonçalves e de Maria Ribeiro (casados a 5-06-1692) e materna de João Alves e de Domingas Alves, naturais do termo de Chaves.

 

[1] Ver http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1284683

 

[2] vem referenciada no livro de Costados das famílias nobres dos reinos de Portugal, Algarves e Domínios Ultramarinos, página 206 que o Alferes Leandro Machado de Macedo tem um filho de nome Baltazar Machado de Macedo. Baltazar Machado de Macedo fez inquirição de genere na freguesia da Faia no ano de 1773.

Baltazar Machado de Macedo casou com Dona Teresa Angélica Teixeira Falcão de Andrade. Dona Teresa Angélica é filha de José de Andrade Falcão (filho de José Andrade Falcão e de Dona Senhorinha Álvares Pereira, Senhores da casa da Abelheira de Cima em Canedo de Basto) e de Dona Maria Teresa da Cunha(filha de Bernardo Teixeira de Andrade e de Dona Rosa Maria de Andrade, senhores da Casa da Portela, em Cabeceiras de Basto).

 

[3] Dona Teodósia Margarida Peixoto vem referenciada no livro de Costados das famílias nobres dos reinos de Portugal, Algarves e Domínios Ultramarinos, página 159 com Dona Theodora Magdalena de Moura Peixoto”.

[4] Francisco Vicente Machado de Andrade de Araújo Castelo Branco  é “Sr. da Casa do Outeiro da freguesia de S. Martinho do Vale de Bouro concelho de Celorico de Basto” (Gaio, TT Ribeiros, §22, N8)

[5] Maria Genoveva de Sousa Viera e Brito é filha de:

  • Custódio Manuel de Sousa, sucessor pelo seu casamento das Casas do Lago e São Vicente, escrivão proprietário dos Órfãos da Póvoa do Lanhos e Cavaleiro de Cristo,
  • e de Dona Antónia Quitéria de Brito, herdeira da referida casa de São Vicente de Frades e da Casa do Lago em “Thaide”. Estes factos vêm documentados no livro vem referenciada no livro de Costados das famílias nobres dos reinos de Portugal, Algarves e Domínios Ultramarinos, página 159.

Dona Antónia Quitéria de Brito é filha  de Domingos Rodrigues da Silva (filho de Jerónimo Rodrigues e de Dona Jerónima Francisca da Silva) e de Dona Maria Vitória de Brito (filha de João Vieira de Brito e de Dona Maria de Araújo).

[6] Ver famílias do Arco de Baúlhe III no ponto 69.2.2 e famílias do Arco de Baúlhe IV no ponto 38.1.1.1.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens

Delfino Luís de Carvalho

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D